sexta-feira, 18 de julho de 2008

Saudade.

Essa noite fiquei pensando nesse sentimento que a gente chama de saudade.
Me lembrei da falta que me avô me faz, de pessoas que estavam na minha vida e sairam assim de repente, simplesmente porque estava na hora de partirem.
Muitas vezes a saudade é consequencia de nossos atos, de nossas atitudes, por 'culpa' nossa. Mas também tem coisas que acontecem porque tinha que acontecer.

Saudade um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa, um sentimento proprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma meneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ao mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem ja se foi mas uma coisa que é realmente certa é a questao de que a saudade é o sentimento que logo apos o amor, todos tentam traduzir. (tirado do wikipédia)

Se somente quem ama é capaz de sentir, não seria a saudade um sentimento tão puro e tão forte como o amor? Não quero falar sobre o amor, embora seja difícil separá-lo da saudade.
A coisa mais complicada é deixar de sofrer por saudade, aceitar que se a pessoa partiu é porque não deveria mas estar aqui.
Quantas vezes choramos por saber que a pessoa não voltaria, que o momento não se repetiria, e inúmeras vezes nos preocupamos em pensar se vai ser pra sempre, ao invés de aproveitar o agora.
Quantas vezes perdemos tempo brigando, discutindo e sem perceber deixamos passar momentos, que mais tarde consideraríamos necessários.
Infelizmente nós temos a idéia de que morreremos velhinhos e que sendo assim podemos deixar pra se desculpar depois; acreditamos que viveremos muito ainda e que não é preciso dizer que se ama. Deixamos as pessoas subentenderem que são amadas, mas quase nunca damos certeza.
Se entendêssemos que podemos morrer a qualquer instante, valorizaríamos mais a vida, e se pensássemos que aquela pessoa que a gente ama, mas brigou, também pode morrer antes que dê tempo para a reconciliação, será que correríamos o risco de deixá-la duvidando do amor? Será que a deixaríamos ir embora sem dizer que é importante?
E quem disse que só porque aquele amigo está longe, porque faz tempo que a gente não se fala que ele não merece saber que é querido?
Afinal, acho que a saudade nunca vem sozinha, ela traz o amor de um lado e uma espécie de arrependimento do outro (não acredito que arrependimento seja a palavra mais adequada, mas foi a única que me veio a mente). Traz uma vontade enorme de voltar no tempo, e dar um último abraço, um último beijo, uma última mordida.


É eu sinto saudade, já me arrependi e não tive como me desculpar e gostaria que as pessoas que eu amo não morressem.

23 comentários:

  1. Respondendo.: Obrigado pelo elogio, e eu andei lendo os seus posts e estou espantado com a sua verossimidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dona Couve Com Limão... vim retribuir a visitinha e me deliciar com esse sabor verde! Saudade é coisa boa demais... sinal que tem mais sentimento envolvido. Eu tenho muita saudade de amigos que moram longe, povo que conheço quando viajo, ou quando morei por uma bandas aí...
    enfim saudade dói, mas é bom!

    BEIJOSSSSSSS intéeee

    ResponderExcluir
  3. Pra que medo se o futura é a morte? è a única certeza que nós temos,...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Saude maltrata.Demais.
    Tenho saudade de tantas coisas...e isso só me faz sofrer muitas vezes ;//

    :*

    ResponderExcluir
  5. menina lindo texto.
    e é verdade - não dá pra separar o amor da saudade.


    beeeijo*

    ResponderExcluir
  6. Pois é né saudade é algo tão difícil de falar,eu escrevia a pouco tempo no meu blog falando sobre o lado possitivo da saudade..tipo que se você tem saudade é porque tudo aquilo valeu a pena,mas o que eu ofusquei em meu blog foi o quanto ela machuca!

    Visite-me!
    www.caixinhacensurada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Saudaade é uma MEERDA "/

    Não gosto mesmo .

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. nossa, essa sua última frase resumiu tudo... perfeita

    ResponderExcluir
  9. Hey ... tem MSn pq ficar respondendo por comment não dá... xd

    ResponderExcluir
  10. o meu é felipedossantosdesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. não dá pra separar saudade de amor, afinal 'quem ama sente saudade' sim!

    e temos que aproveitar cada minutinho ao lado de kem amamos, jamais podemos perder a uma oportunidade de falar isso a essas pessoas.

    infelizmente, nem sempre dá tempo de demonstrar o quanto amamos alguém! ;/ talvez por medo, talvez por vergonhaa...

    não deveria ser tão dificil dizer 'eu te amo'!

    adooorei esse teu texto. adoreei teu blog. vou passar aki sempre! ;*

    ResponderExcluir
  12. tem olhares que são piores que fogo na ´pele.
    nunca viu um baiacu?pow,eu tive que estudar um no laboratorio de biologia ,e digo,não é uma boa sensação não.melhor ficar longe mesmo.ahahaha

    sobre o seu post:saudade é uma coisa tão complexa.eu tenho saudades do meu avô paterno sem ao menos ter visto o seu rosto.como pode?coisas de amor e saudade.

    =*

    ResponderExcluir
  13. Excelente post. Muito bem escrito. Faz repensar imediatamente as muitas burradas que a gente faz. Algumas ainda dá tempo de consertar, outras não.

    Eu agora estou lendo A ILÍADA, de Homero. Ah, se eu soubesse escrever como escreviam há 2.600 anos atrás...

    ResponderExcluir
  14. Oi! Adorei o post...
    saudade é coisa estranha, em cada um, se maifeta de um jeito diferente. Mas seria tão bom se ela deixasse de existir, pelo menos por um instante, poderíamos viver sem culpa, sabe?

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  15. Saudade é uma prova de que o que foi vivido valeu a pena. Que um amor existiu, que um sentimento cresceu e que uma lembrança ficou. Sentir saudade é recordar momentos bons e recordar, é viver de novo, mesmo que em sonhos - acordados.

    Eu sinto saudades de pessoas. De amigos que se foram cedo demais e pessoas que simplesmente deixaram de ser, sem qualquer porquê.

    Triste não é a saudade do que foi vivido. É a saudade do que poderia ser vivido. Da vida que era pra ter sido e não foi, do amor que morreu numa curva, do sorvete que não foi tomado junto, do casamento que não saíra, da festa que deixaram de ir... A vida é traiçoeira com quem sente saudade. E mais ainda, com quem sente saudade daquilo que não aconteceu.

    ResponderExcluir
  16. nem imagino a possibilidade de fica sem meus avós, mas sei qê um dia isso vai ter que acontecer ://
    bjoos

    ResponderExcluir
  17. Todos nós gostaríamos que elas fossem eternas, querida... Mas as coisas não são como gostaríamos que fossem e temos que acreditar que há algo muito maior pra elas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. vc tb já está linkadíssima!

    concordo c a -fêe, ai em cima. mas infelizmente, ninguém vive pra sempre. Por isso temos que aproveitar cada minutinho ao lado de kem amamos.

    ;*

    ResponderExcluir
  19. quando eu era pequena achava que as pessoas não morriam. pensava que qnd elas ficava velhas, elas paravam naquele ponto.

    depois descobri que não.
    e descobri saudade, descobri a saudade do que não vivi (pq senti saudade daqueles que se foram antes da hora).

    beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi! É a primeira vez q venho aki e achei o máximo! Vc escreve coisas incríveis e acho super bakana! Essa coisa da saudade me emocionou! Esse post eh tudo de bom!
    Beijos!
    http://happysofiih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. dude, eu sinto tanta saudades
    é incrivel que nós pensamos que tudo sempre está bem, e que não tem nem possibilidade de acontecer alguma coisa com alguem, mais depois acontece, e só aí nós nos damos conta do que fizemos e pior, do que deixamos de fazer.
    acho que a saudade está ligada com arrependimento sim, e eu me arrependo!

    dude, teu blog é ÓTIMOOOOOOO!
    amei mesmo, sério, muito bom *-*
    carpe diem :*

    ResponderExcluir
  22. de fato, agente nunca se imagina perdendo quem amamos...
    bJos

    ResponderExcluir
  23. É muito bom ter a noção de saudade em nossa cultura. Tenho trabalho para explicar o que ela significa para estrangeiros.

    ResponderExcluir